segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Museu de Arte Contemporânea da USP



O Museu de Arte Contemporânea da USP é um dos mais importantes museus de arte moderna e contemporânea da América Latina. Seu acervo possui cerca de dez mil obras - entre óleos, desenhos, gravuras, esculturas, objetos e trabalhos conceituais – de artistas como Picasso, Matisse, Miró, Kandinsky, Modigliani, Calder, Braque, Henry Moore, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Volpi, Brecheret, Flávio de Carvalho , Manabu Mabe, Antonio Dias e Regina Silveira, entre tantos outros.
O MAC foi criado em 1963 quando a Universidade de São Paulo recebeu de Francisco Matarazzo Sobrinho, então presidente do Museu de Arte Moderna de São Paulo, o acervo que constituía o MAM. Além desse acervo que se transferiu para a USP, Matarazzo e sua mulher, Yolanda Penteado, doaram suas coleções particulares ao novo museu. A coleção cresceu com a implantação, nas décadas de 60 e 70, de uma política de mostras coletivas de grande porte, voltadas para a experimentação de novas linguagens e novos meios, colocando o Museu na vanguarda do debate artístico da época e enriquecendo o acervo com uma coleção de obras de arte conceitual que não encontra paralelo em outras instituições nacionais. Nas décadas de 80 e 90, o Museu recebeu importantes doações de artistas, seus familiares e colecionadores, ampliando ainda mais o acervo do Museu.
Ligado à pesquisa universitária, o MAC procura tornar seu acervo acessível a todos os públicos oferecendo exposições com os mais variados recortes e amplas possibilidades de percursos e leituras pela arte moderna e contemporânea. O Museu realiza também uma série de exposições temporárias, com obras de artistas brasileiros e estrangeiros, novos e consagrados, que não pertencem ao seu acervo. Torna-se assim, um espaço para a experimentação e para o surgimento e discussão de novas tendências e novos caminhos da arte contemporânea.

MAC USP Cidade Universitária
Terça à sexta das 10 às 18; Sábado, domingo e
feriados das 10 às 16 horas; Segunda-feira fechado
Rua da Praça do Relógio, 160 (antiga Rua da Reitoria)
Cidade Universitária 05508-900 - São Paulo - SP – Brasil
55 11 3091.3039 / 55 11 3812.0218 (fax)

MAC USP Ibirapuera
Terça a domingo das 10 às 18 horas
Segunda-feira fechado
Pavilhão Ciccillo Matarazzo, 3° piso
Parque Ibirapuera 04094-000 - São Paulo - SP – Brasil
55 11 5573.9932
Estacionamento no Parque com Zona Azul

Nenhum comentário:

Postar um comentário