segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Museu do Futebol

     O Museu permite ao visitante entender como o futebol, um esporte inglês, de elite e branco, aos poucos ganhou novos traços e se tornou brasileiro, popular e mestiço, como a própria cultura brasileira.
A partir de três eixos - emoção, história e diversão, o museu conta a história do futebol. Mostra, por exemplo, o que futebol tem a ver com arte, o impacto do esporte na vida das pessoas, a história das Copas do Mundo, além de garantir a interatividade com o público. O visitante tem acesso a uma seqüência de experiências visuais e sonoras que relacionam o esporte e a vida brasileira no século XX. No total, são seis horas de imagens exibidas em vídeos.
     O Museu ocupa uma área de 6,9 mil metros quadrados, no chamado ‘avesso’ das arquibancadas, ou seja, dentro de um espaço que fica embaixo das arquibancadas, na entrada principal do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o nome oficial do Pacaembu.
      O Museu do Futebol conta com um núcleo de Ação Educativo-Cultural que tem por objetivo promover visitas, debates, palestras, programas e materiais didáticos e lúdicos que proporcionem uma mediação entre o público visitante e os conteúdos apresentados nas exposições.
     Orçado em R$ 32,5 milhões, o Museu é uma iniciativa do Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo, com a parceria da Fundação Roberto Marinho, que captou recursos com a iniciativa privada, pela Lei Rouanet. É administrado por uma Organização Social criada exclusivamente para a gestão do espaço, vinculada à Secretaria Estadual da Cultura.

     O Museu do Futebol é um museu da história do Brasil. Uma história que tornou o futebol uma das mais reconhecidas manifestações culturais do país. O povo brasileiro se apropriou do futebol, apaixonadamente. No Museu, vamos entender como o futebol, um esporte inglês, branco e de elite aos poucos ganhou novos traços: tornou-se brasileiro, popular, mestiço e parte importante da nossa cultura.
Estamos instalados em uma área de 6.900m² no avesso das arquibancadas de um dos mais bonitos estádios brasileiros, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho - mais conhecido como Estádio do Pacaembu, localizado em frente à Praça Charles Miller, em São Paulo.
     A iniciativa é do Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo – por meio da Secretaria Municipal de Esportes e da São Paulo Turismo – com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Integramos a rede estadual de museus de São Paulo.
     Visitar o Museu do Futebol é percorrer a história brasileira no século XX e perceber como nossos usos, costumes e comportamentos são inseparáveis da trajetória desse esporte. O futebol ajudou a formar a identidade brasileira, assim como a cultura brasileira ajudou a transformar o futebol. Os craques que o Brasil foi capaz de criar representam tanto a nossa cultura quanto os ícones das artes plásticas, da literatura, do teatro, da música.
     Viemos para consagrar, definitivamente, o futebol como cultura viva, inventiva e emocionante. O futebol é nosso patrimônio e precisa ser preservado, cultivado e exaltado, em suas complexidades e virtudes.


Localização:
Estádio do Pacaembu – Praça Charles Miller, 22
Bairro do Pacaembu – São Paulo - SP

Como chegar:
Do metrô Clinicas até o Museu do Futebol: 
IDA:
Caminhar até a parada da Av. Dr. Arnaldo, No 500.
Linhas: Jardim Brasil/177C-10 ou Morro Grande/917M-10 ou Barra Funda/6232-10
Descer na Parada da Avenida Pacaembu, 1721.
VOLTA:
Caminhar  até a Praça Charles Miller, No 22.
Linhas: Vila Madalena/177C-10 ou Ana Rosa/917M ou Vila Ida/6232-10
Descer na parada da Av. Dr. Arnaldo, No 455
Do metrô Barra Funda até o Museu do Futebol:
IDA:
Caminhar até a Av. Auro Soares De Moura Andrade, 538
Linhas: 6232-10 - Vila Ida ou 175P-10 - Ana Rosa
Descer na Praça Charles Miller, No 22.
VOLTA:
Caminhar até a parada da Av. Pacaembu, 1721
Linhas: 6232-10 - Barra Funda
Descer no Terminal Metro Barra Funda, Lado Sul, Plataforma B.
OU:
Caminhar até a parada da Av. Pacaembu, 1721
Linhas: 917M-10 - Morro Grande ou 177C-10 - Jd. Brasil
Descer na Av. Pacaembu, 35. Caminhar 10 minutos até o Metrô.
Do metrô República até o Museu do Futebol:
IDA: 
Caminhar até a parada Marabá
Linha: Cardoso de Almeida 408A -  10
Descer na Praça Charles Miller, No 22.
VOLTA:
Caminhar até a parada da Rua Itatiara, 219
Linha: Machado de Assis  408A -  10
Descer na Parda Ipiranga e caminhar 2 minutos até o metrô.

INFORMAÇÔES ADICIONAIS:
Av. Pacaembu, 1721 até o Museu do Futebol – 550 metros
Praça Charles Miller, 22, até o Museu do Futebol – 200 metros
Av. Dr. Arnaldo, 500 até o Museu do Futebol – 1,6Km

Nenhum comentário:

Postar um comentário