domingo, 16 de janeiro de 2011

Pátio do Colégio: O Nosso Pateo do Collegio


     O Pátio do Colégio[1] é um sítio arqueológico, onde foi levantada a primeira construção da atual cidade de São Paulo, quando o padre Manuel da Nóbrega e o então noviço José de Anchieta, jesuítas a mando de Portugal, resolveram estabelecer um núcleo para fins de catequização de indígenas no Planalto.
     O Páteo do Colégio é o marco inicial no nascimento da cidade de São Paulo. O local, no alto de uma colina entre os rios Tamanduateí e Anhangabaú, foi o escolhido para iniciar a catequização dos indígenas.
     Em 25 de janeiro de 1554 foi realizada diante da cabana coberta de folhas de palmeira e folhas de sapê de cerca de 90 m² - ou, como descrita por Anchieta, de 10 por 14 passos craveiros (passo craveiro era uma medida linear portuguesa) - a missa que oficializou o nascimento do colégio jesuíta. Em 1556 o padre Afonso Brás, precursor da arquitetura brasileira, foi o responsável pela ampliação da construção original, que recebeu oito cubículos para servir de residência aos jesuítas. Brigas entre os colonos e religiosos culminaram na expulsão dos jesuítas do local em 1640, para onde só retornariam treze anos mais tarde. Na segunda metade do século XVII é erigida a terceira edificação, de taipa de pilão.
     O Pátio do Colégio foi sede do governo paulista entre os anos de 1765 e 1908, após a apropriação do local pelo Estado, servindo como Palácio dos Governadores, devido à expulsão dos jesuítas de terras portuguesas, determinada pelo Marquês de Pombal em 1759.
    O antigo casarão colonial foi completamente descaracterizado por profundas reformas durante todo esse período, sobretudo no último quartel do século XIX.
     Há fragmentos de uma parede do antigo colégio dos jesuítas na edificação atual, que procura simular a original seiscentista, visto que em 1896 a igreja foi demolida e o Palácio dos Governadores foi derrubado por volta de 1954, sendo inaugurado o conjunto no formato atual em 1979. Abriga o Museu Anchieta.

O Pátio do Colégio Hoje

O Pátio do Colégio é administrado pela Companhia de Jesus. Seu complexo abriga diversas atividades culturais e religiosas. Abriga um museu, a Igreja, uma biblioteca temática e projetos sociais.

Atividades religiosas
  • Missas: São celebradas missas diárias na Igreja, ao meio dia. Aos domingos, a missa é celebrada às 10:00 horas.
  • Bênção das Rosas: A Bênção das Rosas é uma solenidade que foi introduzida pelos jesuítas no Brasil na solenidade que criou a Congregação de Nossa Senhora do Rosário na Vila de Piratininga em 1583. As rosas foram trazidas para o Brasil pelo Padre Anchieta 1560 e 1570.
  • Retiros: A casa promove retiros na linha dos exercícios espirituais inacianos.
  • Casamentos: A igreja do Pátio do Colégio também realiza celebrações matrimoniais.
  • Cursos: Cursos de temática religiosa são oferecidos ao público.

Atividades culturais

  • Concertos: a casa mantém uma programação de concertos com orquestras e corais.
  • Vem pro Pateo no Domingo: Todo terceiro domingo do mês às 11 horas são oferecidas atividades culturais gratuitas. O público adulto pode apreciar concertos e apresentações de grupos folclóricos, já as crianças participam de uma série de oficinas de arte e história, teatro de fantoche, caça ao tesouro etc.
  • Museu: O museu possui um acervo de arte sacra e diferentes suportes da memória, como iconografia inédita, textos explicativos, mapas e maquete sobre a história do Pátio do Colégio e a cidade de São Paulo.
  • Biblioteca Padre Antônio Vieira: A biblioteca é especializada em história do Brasil e da Companhia de Jesus. Possui possui seis mil títulos catalogados e mais sete mil em catalogação.


Do site Oficial
Com quase 450 anos de muita história pra contar, o Pateo é sede de diversos eventos, casamentos, além de abrigar o museu, a cripta de José de Anchieta, a igreja no local onde foi realizada a primeira missa da cidade, a biblioteca temática,e abriga ainda diversos projetos sociais, como o Centro Loyola, o projeto OCA e o projeto EMBU.

Venha conhecer

A Igreja do Pateo do Collegio
O Museu Anchieta
A Biblioteca Padre Antonio Vieira
O Projeto OCA
E muitas outras atividades

E em Embu: O Museu de Arte Sacra dos Jesuítas


Como chegar

De carro - vindo da Avenida do Estado
Para o acesso de carro, se estiver vindo da avenida do estado, siga sentido sul, passe o Mercadão, pegue a R. Gen. Carneiro, siga e vire à esquerda na 25 de março. Ande cerca de 250 metros e vire à esquerda na R. Luiz Teixeira, e logo vire à direita na R. Dom Pedro II. Vire à direita a Av. Rangel Pestana, siga em frente, você estará me frente à Praça da Sé. Siga pela R. Roberto Simonsen, vire à esquerda na R. Venceslau Brás, e você chegará na travessa Pátio do Colégio, virando à direita.

De carro - vindo da Av. Nove de Julho
Se estiver vindo da Avenida Nove de Julho, sentido sul, pegue o viaduto Nove de Julho, siga em frente e pegue o Viaduto Jacareí. Na R. Maria Paula entre à esquerda na Da. Paulina. Siga em frente por cerca de 250 metros até a R. Dr. João mendes, vire à esquerda na R. Anita Garibaldi e siga até a R. Roberto Simonsen, vire à esquerda na R. Venceslau Brás, e você chegará na travessa Pátio do Colégio, virando à direita.

De metrô
Para chegar de metrô, desça na estação da Sé, e vá ao sentido da rua Boa Vista, saindo pelo corredor da linha 1 - Azul. O Largo Pátio do Collegio é de fácil localização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário